Qual a origem do arroba que usamos nos nossos emails?

A origem exata do símbolo “@” (arroba) não é clara, mas há várias teorias sobre sua origem.

Uma teoria é que o símbolo teve origem na Idade Média, quando era usado como uma unidade de medida para peso em mercados e feiras. O símbolo “@”, na época, representava uma unidade de peso conhecida como “arroba”, que era equivalente a cerca de 11,5 kg. Em Portugal também era considerada como medida de peso, sendo equivalente a acerca de 14,67 kg.

Embora uma das suas primeiras referências conhecidas na Idade Média, seja de um manuscrito de Constantino Manasses, cronista do Império Bizantino que viveu no século XII durante o reinado de Manuel I Comneno. Este manuscrito pode ser encontrado na Biblioteca Apostólica Vaticana.

Qual a origem do arroba que usamos nos nossos emails?
Manuscrito de Constantino Manasses

Outra teoria é que o símbolo “@” foi criado pelos comerciantes italianos do século XV, que usavam o símbolo para representar a palavra “amphora”, que era um recipiente usado para transportar vinho e outros líquidos.

Mas ainda antes da era da internet, era possível encontrar o arroba nos teclados das máquinas de escrever desde 1885, sendo usado normalmente pelos contadores e contabilistas para se referirem a unidades de peso.

Qual a origem do arroba que usamos nos nossos emails?Nos anos 70, com o nascimento da internet, o símbolo “@” foi adotado como parte dos endereços de e-mail, pois o seu uso serve para separar o nome do utilizador do provedor de e-mail, tornando-se conveniente e fácil de lembrar.

O arroba foi escolhido pelo próprio criador do e-mail, americano Ray Tomlinson, sendo que em 1971, o programador trabalhava numa empresa contratada pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos para implantar a rede ARPANET, a mesma da qual originou a internet.

Ray passava boa parte do dia a enviar mensagens testes para ele mesmo e para os colegas de trabalho. A escolha do símbolo @ foi para indicar que o utilizador estava em algum outro computador, e não no computador local. Isso porque o arroba já era usado antes da invenção do e-mail para indicar “at”, em algum lugar.

Esta foi a explicação que Ray Tomlinson, falecido em 2012, deu para a utilização do arroba, porque se tivesse escolhido outro símbolo qualquer, seria esse outro símbolo que estaríamos a usar hoje em dia nos nossos emails.

Desde então, o símbolo “@”, que antes era utilizado apenas em contextos específicos, tornou-se amplamente utilizado em diversas áreas da comunicação, como em mensagens de texto, redes sociais e outras formas de comunicação digital.

Sem Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *