Site grátis ou site pago: qual deve escolher para a sua empresa?

“Site grátis ou site pago” tem algumas variáveis que devem ser colocadas em questão, como os preços, os recursos, o alojamento, o design e a segurança, quando se procura desenvolver um site para uma empresa.

E, na dúvida sobre qual escolher, o melhor é mesmo conhecer as principais diferenças entre plataformas gratuitas e plataformas pagas e descobrir se as limitações das primeiras superam o investimento nas segundas.

Principais diferenças entre sites grátis e sites pagos

É verdade que tanto consegue dar visibilidade à sua empresa na internet com um site grátis, como com um site pago.

Ambos os modelos são válidos, mas para saber se é melhor pagar pelo serviço ou se, pelo contrário, uma plataforma gratuita é suficiente para promover a sua marca, convém continuar a ler este artigo para conhecer as principais diferenças entre sites gratuitos e sites pagos.

Site grátis ou site pago?

1. Custos
Em termos financeiros, a grande diferença entre um site grátis e um site pago é o facto de o primeiro não ter custos e do segundo exigir (dependendo do projeto) um investimento inicial, que pode ir de médio a elevado.

Efetivamente, esta é a grande (senão a única) vantagem de um site grátis: pelo menos numa fase inicial, não carece de qualquer tipo de investimento e isso é excelente para empresários que não têm orçamento disponível para criar um site profissional ou não querem investir já num negócio que pode não dar certo.

Site grátis ou site pago: qual deve escolher para a sua empresa?

2. Retorno do investimento
Precisamente por não envolver custos, num site grátis qualquer ganho é lucro porque não se investiu nada. Num site pago não há um retorno imediato do investimento, mas quando acontece… os resultados são bem mais expressivos!

3. Domínio
Em relação ao domínio, num site grátis é quase obrigatório usar o nome da empresa associado ao nome da plataforma que se está a utilizar (www.nomedaempresa.nomedaplataforma.com), sendo que poucas ou nenhumas plataformas dão opção de usar um domínio próprio, que normalmente fica registado em nome dessa empresa e quando, um dia, o quiser transferir, é impossível ou o preço é proibitivo.

Apenas num site pago pode ter um domínio próprio com o nome da sua empresa (www.nomedasuaempresa.pt), registado em nome da mesma.

Na WebDig.PT efetuamos este serviço de registo de domínios em nome dos nossos clientes, sendo que atualmente conseguimos registar em mais de 800 extensões de domínios.

4. Alojamento Web
Como o alojamento web não pertence a um site gratuito (só o conteúdo), se resolver contratar outra empresa de alojamento web, tem de construir um site novo!

5. Plataforma
A plataforma de um site gratuito costuma ser muito intuitiva e fácil de usar, pelo que não é necessário ter conhecimentos técnicos para criar um site relativamente interessante.

Já a plataforma de um site profissional, não é tão intuitiva, exige conhecimentos de programação e web design, entre outros, e por isso a conceção, criação e gestão da plataforma costuma ficar do lado da empresa de criação de sites contratada, como é o nosso caso!

6. Design
Os sites gratuitos têm limitações ao nível de design. Na verdade, uma das principais desvantagens de um site gratuito é, precisamente, a uniformidade.

Apesar de existirem vários templates disponíveis na plataforma, corre-se o risco de se encontrar um site igual noutra empresa que também preferiu uma plataforma grátis e escolheu o mesmo modelo.

Só um site pago permite apresentar um design exclusivo e personalizado e isso porque um site profissional é desenvolvido por uma empresa de criação de sites com uma equipa multidisciplinar, que reúne os conhecimentos técnicos de programação, web design e design gráfico necessários para permitir um design desenvolvido única e exclusivamente para uma empresa.

7. Recursos
Os recursos disponíveis nas versões gratuitas são escassos, embora haja a possibilidade de acrescentar funcionalidades ao site, passando da versão grátis para a versão paga.

Em contrapartida, num site pago usufrui logo de uma série de funcionalidades, recursos e ferramentas para conquistar e reter mais clientes.

8. Espaço
Escusado será dizer que num site gratuito não há muito espaço de armazenamento (embora este possa ser aumentado se passar para uma versão paga), mas num site profissional há espaço mais do que suficiente para guardar o seu conteúdo: textos, fotografias, vídeos, emails…

Site grátis ou site pago: qual deve escolher para a sua empresa?

9. E-mail
Por norma, os sites grátis não oferecem esta opção e o e-mails das empresas acabam por ser  ou !

Nos sites pagos, essa realidade é diferente, pois pode criar diferentes emails para a sua empresa, como por exemplo, , entre outros.

Por vezes, algumas empresas que desenvolvem sites para os sites os seus clientes também não fornecem esta solução, porque alguns profissionais ou empresários não têm a perceção de que ter um email profissional pode ter um impacto direto na criação de reputação e no próprio posicionamento do seu negócio ou marca.

Descubra aqui cinco motivos pelos quais a sua empresa tem de ter emails profissionais.

10. SEO
A otimização SEO para motores de busca não é possível em sites gratuitos, para o fazer tem de passar a uma versão premium.

Mas num site pago e com a ajuda de um profissional especializado, consegue otimizar as páginas de modo que apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca!

11. Responsividade
Regra geral, um site grátis não é responsivo, ou seja, não se adapta automaticamente ao tamanho do ecrã do dispositivo que o utilizador está a usar para aceder à Internet, por isso funciona melhor em computadores do que em smartphones.

Num site pago, pelo contrário, valoriza-se a responsividade, a boa legibilidade independentemente do tamanho do ecrã, sendo que temos de ter em conta, que cerca de 75% dos visitantes visita os sites através dos smartphones!

12. Anúncios
Os sites gratuitos são obrigados a exibir os anúncios das plataformas que estão a usar, já que esta é a única maneira que essas empresas têm de ganhar dinheiro e tendo em conta, com os atuais sistemas de publicidade, o mais certo é no seu site aparecer anúncios de empresas concorrentes da sua e que investiram num site pago e em publicidade online!

Os sites pagos, por seu lado, não tem anúncios e por isso não comprometem a experiência de utilização dos seus visitantes.

13. Segurança
Numa plataforma gratuita, o sistema de segurança da informação não é dos melhores, mas numa plataforma paga a segurança é obrigatoriamente mais reforçada, permitindo-lhe passar um maior nível de confiança aos seus clientes.

14. Suporte
Naturalmente que um site grátis não oferece suporte técnico e por isso se sentir dificuldades ou dúvidas ao construi-lo, não tem uma equipa a quem recorrer, ao contrário da plataforma paga, onde existe um suporte especializado.

Site grátis ou site pago: qual deve escolher para a sua empresa?

Site grátis ou site pago: qual deve escolher para a sua empresa?

Quando deve optar por um site grátis
Basicamente, deve optar por um site grátis se precisar de marcar presença na Internet e não tiver dinheiro para investir num site profissional.

Esta pode ser uma situação viável caso pretenda começar agora um negócio (que nem sabe se vai dar certo!) ou criar um blog, pois um site gratuito com menos funcionalidades é quanto basta para ganhar alguma visibilidade na Internet.

E não invalida, mais tarde, um upgrade para um site pago com mais funcionalidades!

Quando deve optar por um site pago
Resumidamente, deve optar por um site pago se tiver dinheiro para investir.

É que, à partida, um site profissional é sempre mais vantajoso que um site grátis na medida em que pode personalizar o layout, ter um URL próprio, responsividade, otimização SEO e uma série de funcionalidades, entre outras possibilidades que vão potenciar o crescimento do seu negócio.

Um site profissional também é a solução mais indicada para lojas virtuais e até para blogs que desejam gerar receita através de anúncios.

Se resolver criar um site profissional, não deixe de nos contactar!

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