Navegar em segurança na internet com os DNS da Cloudflare

A segurança na Internet depende de muitos fatores e de muitas medidas simples que podemos tomar. Se todos sabem que devem usar um bom antivírus, há ainda outras medidas que são básicas e que oferecem uma segurança grande.

Sendo o Windows 10 um sistema operativo muito utilizado em empresas, escolas e ambiente familiar, estando instalado em cerca de 800 milhões de computadores em todo o mundo, é uma escolha óbvia a nível mundial, sendo que isto traz um problema de segurança, pois os hackers e outros utilizadores mal intencionados, tentam criar vírus, trojans e outros malwares para “invadir” este sistema operativo.

Para aumentar ainda mais a oferta de segurança, a Cloudflare renovou agora as suas propostas. Depois de um DNS muito rápido e seguro, surgem agora  dois novos serviços de DNS, que protegem os utilizadores e os seus computadores.

O primeira quer manter o utilizador longe de malware e tem filtros dedicados a isso. No segundo caso leva o DNS mais longe e bloqueia também sites com conteúdos para adultos.

Claro que estes DNS podem ser usados em qualquer dispositivo ou equipamento, bastando ser configurados. O utilizador só precisa de escolher que proteção quer e configurar os seus dispositivos.

Windows 10 mais seguro

 

Navegar em segurança na internet com os DNS da Cloudflare

No caso do Windows 10, deve abrir as Definições e depois procurar a área Rede e Internet. Aqui, no separador Estado, devem selecionar a opção Alterar opções do adaptador.

Uma nova janela será aberta, com todas as interfaces de rede que podem alterar. Todas podem ser editadas e os novos servidores definidos e usados com os novos servidores de DNS.

Navegar em segurança na internet com os DNS da Cloudflare

Aqui precisa apenas de escolher qual a interface de rede que quer que use estes novos servidores da Cloudflare. Clique com o botão direito em cima dessa interface e depois, no menu de contexto que for aberto, escolha a opção Propriedades.

Aqui deve depois procurar o item Protocolo IP Versão 4 e escolhê-lo. Carregue no botão Propriedades para abrir a janela final de configuração. A área de servidores de DNS está em baixo e deve passar para a opção que define os servidores de forma manual.

Navegar em segurança na internet com os DNS da Cloudflare

Nas duas entradas presentes deve colocar os novos servidores de DNS da Cloudflare. Se quiser apenas a proteção contra malware usem os seguintes: 1.1.1.2 e 1.0.0.2. Caso queira também a filtragem de conteúdos para adultos devem usar: 1.1.1.3 e 1.0.0.3.

Com esta medida simples vão trazer ainda mais segurança ao Windows 10 e aos conteúdos a que aceda na Internet. Se preferir, pode também usar estes servidores configurados diretamente no router e assim abranger todos os dispositivos da sua rede empresarial e/ou doméstica.

Para mais informações, por favor, consulte este link da Cloudflare, onde pode encontrar instruções completas para todos os sistemas operativos.

Caso seja cliente WebDig.PT, podemos fazer isso por si, basta efetuar um Pedido de Suporte. Teremos todo o gosto em ajudar.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *