A segurança na Internet depende de muitos factores e de muitas medidas simples que podemos tomar. Se todos sabem que devem usar um bom antivírus, há ainda outras medidas que são básicas e que oferecem uma segurança grande.
Sendo o Windows 10 um sistema operativo muito utilizado em empresas, escolas e ambiente familiar, estando instalado em cerca de 800 milhões de computadores em todo o mundo, é uma escolha óbvia a nível mundial, sendo que isto traz um problema de segurança, pois os hackers e outros utilizadores mal intencionados, tentam criar vírus, trojans e outros malwares para “invadir” este sistema operativo.
Para aumentar ainda mais a oferta de segurança, a Cloudflare renovou agora as suas propostas. Depois de um DNS muito rápido e seguro, surgem agora dois novos serviços de DNS, que protegem os utilizadores e os seus computadores.
O primeira quer manter o utilizador longe de malware e tem fitros dedicados a isso. No segundo caso leva o DNS mais longe e bloqueia também sites com conteúdos para adultos.
Claro que estes DNS podem ser usados em qualquer dispositivo ou equipamento, bastando ser configurados. O utilizador só precisa de escolher que proteção quer e configurar os seus dispositivos.

Menu Iniciar > Definições > Rede e Internet
Windows 10 mais seguro
No caso do Windows 10, deve abrir as Definições e depois procurar a área Rede e Internet. Aqui, no separador Estado, devem selecionar a opção Alterar opções do adaptador.
Uma nova janela será aberta, com todas as interfaces de rede que podem alterar. Todas podem ser editadas e os novos servidores definidos e usados com os novos servidores de DNS.
Aqui precisa apenas de escolher qual a interface de rede que quer que use estes novos servidores da Cloudflare. Clique com o botão direito em cima dessa interface e depois, no menu de contexto que for aberto, escolha a opção Propriedades.
Aqui deve depois procurar o item Protocolo IP Versão 4 e escolhê-lo. Carregue no botão Propriedades para abrir a janela final de configuração. A área de servidores de DNS está em baixo e deve passar para a opção que define os servidores de forma manual.
Nas duas entradas presentes deve colocar os novos servidores de DNS da Cloudflare. Se quiser apenas a proteção contra malware usem os seguintes: 1.1.1.2 e 1.0.0.2. Caso queira também a filtragem de conteúdos para adultos devem usar: 1.1.1.3 e 1.0.0.3.
Com esta medida simples vão trazer ainda mais segurança ao Windows 10 e aos conteúdos a que aceda na Internet. Se preferir, pode também usar estes servidores configurados diretamente no router e assim abranger todos os dispositivos da sua rede empresarial e/ou doméstica.