Servidores e CDN

A WebDig.PT alterou recentemente os seus servidores, consolidando todos os clientes num novo servidor, hospedado num datacenter em Lukavec, na República Checa, no coração da Europa.

Este novo servidor está equipado com processor AMD EPYC de 32 cores e “discos” NVMe, com sistema operativo CloudLinux e web server Lite Speed, o que nos permite alocar a cada cliente mais recursos, assim como velocidade de acesso aos sites e permitir um uptime superior a 99,9%.

Está a ser implementado num datacenter em Londres um novo servidor dedicado a clientes de e-commerce.

Foi mantido por segurança um servidor num datacenter em  Nuremberga, na Alemanha, para onde são efetuados backups semanais das contas de clientes, em reforço aos backups diários efetuados nos outros servidores.

Os servidores estão instalados em datacenters que possuem equipas de profissionais dedicados 24/7, sendo estas responsáveis pela gestão, monitorização e manutenção do servidor, assim como de toda a rede envolvente.

As instalações onde os servidores se encontram alojados tem certificação SSAE16, além de largas e robustas medidas de alta segurança, inclusive medidas de proteção ambiental, e estão equipadas com rede redundante em fibra, assim como diversas fontes de energia alternativas, sendo as temperaturas controladas e mantidas em 20º C, com a humidade entre os 30 e 40%.

O ambiente agradece e as gerações futuras também.

Servidores

O nosso serviço de alojamento de websites é complementado por dois serviços (opcionais para o cliente) de Redes de Distribuição de Conteúdo, vulgo CDN, sendo essencialmente a BunnyCDN uma rede distribuída geograficamente de servidores proxy poderosos projetados para hospedar conteúdo estático e entregar uma cópia em cache dos arquivos estáticos aos utilizadores com base em sua localização geográfica.

Os recursos estáticos que são servidos por um CDN global (em vez de seu servidor da web) incluem as imagens, PDFs, vídeos, bibliotecas estáticas, como arquivos JavaScript e CSS, e todos os outros conteúdos pesados que compõem os sites dos nossos clientes.

O principal objetivo desta rede é fazer com que os sites carreguem mais rapidamente, entregando todos os seus arquivos estáticos aos utilizadores com a menor latência possível de um local que é muito mais próximo (geograficamente e fisicamente) dos servidores, o que significa que o tempo que leva entregar este conteúdo é muito mais curto.

Atualmente a rede da BunnyCDN está distribuída por 53 datacenters em 35 países espalhados por seis continentes. Entre as previsões de crescimento da empresa, está previsto o alargamento e reforço da rede a Lisboa, Marselha, Dublin, Nairobi e São Pedro do Chile.

Servidores e CDN

Para clientes com maior carga de informação, como meios de comunicação social, ou sites com dados sensíveis, como lojas virtuais, reforçamos “obrigatoriamente” a distribuição de conteúdo com a Cloudflare, cuja rede está distribuída por mais de 200 datacenters e mais de cem países.

Este serviço também protege os websites contra ataques de DDoS (negação de serviço distribuído) e outras ameaças da Web antes que elas cheguem ao servidor.

Parceiros

Cpanel
CloudLinux
LiteSpeed
MailChannels
BunnyCDN
Cloudflare